Nelson Bortolin

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou dia 30 de dezembro sua deliberação 180, estabelecendo requisitos para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico, o CRLV-e. A intenção do governo é que até dia 30 de junho de 2020 o CRLV já seja expedido eletronicamente.

Segundo a deliberação, o CRLV-e somente será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, bem como o pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres (DPVAT).

A deliberação do Contran ressalva que O CRLV em meio físico com modelo previsto na Resolução Contran nº 16, de 6 de fevereiro de 1998, com a alteração dada pela Resolução Contran nº 775, de 28 de março de 2019, poderá ser utilizado para o licenciamento de veículos para o exercício 2020.

Para o engenheiro mecânico da TRS Engenharia de Curitiba, Rubem Penteado de Melo, o CRLV-e é “um avanço”. “Com documento eletrônico, é mais seguro e mais fácil rastrear a autenticidade dos dados”, afirma.

Além disso, segundo ele, o campo “Observação” na versão eletrônica terá mais espaço para os registros necessários, como por exemplo as modificações das características do veículo, quando realizadas. “O espaço do documento físico atual é muito limitante, impossibilita o registro de várias observações simultâneas”, alega.

De acordo com o engenheiro, na versão atual, quando um caminhão passa por várias modificações, falta espaço para descrevê-las no CLRV. “Se você tiver hoje, por exemplo, um caminhão com munck na traseira, mais entre-eixo modificado, mais cabine estendida, mais tanque suplementar adicionado, não há espaço no documento para fazer todos esses registros.”

Disponível em: <https://cargapesada.com.br/2020/01/02/contran-quer-crlv-eletronico-ate-junho/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_term=https%3A%2F%2Fcargapesada.com.br%2F2020%2F01%2F02%2Fcontran-quer-crlv-eletronico-ate-junho%2F&utm_content&utm_campaign=Contran+quer+CRLV+eletr%C3%B4nico+at%C3%A9+junho+%282%29>