ALERTA: ISOLAR O CILINDRO DE AR DO FREIO É UM PERIGO

ALERTA: ISOLAR O CILINDRO DE AR DO FREIO É UM PERIGO

Muitos motoristas imaginam que, ao perceberem um vazamento de ar no cilindro, podem simplesmente isolar, isto é, deixá-lo inoperante. Porém, precisam lembrar que este procedimento leva a uma redução do potencial de segurança do veículo. A WABCO, fornecedora de sistemas de controle de frenagem, explica a questão.

O sistema de freio pneumático existente em veículos comerciais é composto de vários cilindros de freio, em quantidade variável de acordo com as características de cada modelo de veículo. Todos os cilindros são de extrema importância no processo de desaceleração do veículo e para realizar uma frenagem segura e eficiente. Acontece que, ao notar um vazamento de ar, a decisão de anular um dos componentes coloca em risco a segurança veicular. Empreender uma viagem com um cilindro de ar isolado, além de imprudência, expõe o veículo a uma condição insegura, ou seja, deixa-o em risco de acidentes.

Para a frenagem permanecer segura e eficaz, a WABCO recomenda sempre a manutenção preventiva de todos os componentes dos sistemas de freio pneumático. Além de conservar a funcionalidade e a durabilidade dos componentes, a manutenção em dia evita a parada não programada do veículo, que eleva os custos operacionais. Serviços de manutenção devem ser feitos por mecânicos qualificados.

A WABCO ACADEMY realiza uma série de treinamentos técnicos sobre funcionamento, diagnóstico e manutenção de sistemas de freio, de controles eletrônicos de freio e de transmissão, produtos desenvolvidos e fabricados pela WABCO para veículos comerciais. São cursos para aprofundar a abordagem de produtos e melhor atender a necessidades de profissionais de acordo com o grau de conhecimento. Os treinamentos estão disponíveis para fabricantes de veículos, frotistas, concessionários, distribuidores e para oficinas Service Partner, a rede de postos de serviços credenciados pela WABCO.

Por: Redação Na Boléia

Disponível em: < http://naboleia.com.br/alerta-isolar-o-cilindro-de-ar-do-freio-e-um-perigo/ >


Transmilenium Logística

Comments are closed.